domingo, 27 de maio de 2012

Jardins, jardins, jardins

Desenho a pincel e aguarela preta
Os jardins de Lisboa são maravilhosos: quando chega o verão, lá vou eu aproveitar o perfume das flores e deliciar-me com as cores e a luz. Hoje fiz um desenho a pincel no Parque Monteiro-Mor de novo no Lumiar, mas ontem visitei os jardins do Palácio de Queluz, que foram renovados e que ainda não tinha apreciado.

Desenho a caneta e aguada em papel de aguarela

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cruzado e Pontilhado

Mais uma vez experimento a técnica do pontilhado a caneta! O efeito visual é sempre bonito mas no final do trabalho que demorou umas 2 horas quase tinha um ataque de nervoso miudinho! Este tipo de técnica não pode ser feita numa só sessão:


Não foi feito desenho prévio a lápis.

No mesmo dia, fiz outro desenho mas com a técnica do traço cruzado (com a mesma caneta):


domingo, 13 de maio de 2012

Sem título

Hoje não tenho título nesta mensagem. Apanhei uma flor de um amarelo intenso e desenhei-a e tentei transmitir essa cor e a sua forma. Está um pouco deformada pois tenho por hábito desenhar mudando de vez em quando o ponto de vista para ver outra parte do objecto: por vezes quero transmitir a sua forma num só desenho.



Depois de tarde fui passear ao Parque do Monteiro-Mor no Lumiar e quase ia ficando fechada lá dentro pois já passava das 18h00 quando me lembrei que fechavam a essa hora. A sorte foi um dos trabalhadores sair um pouco mais tarde. Enquanto procurava uma saída pois o portão principal já estava fechado, ainda imaginei lá ficar e que até que seria interessante mas amanhã tenho trabalho e como este parque só abriria na próxima terça de tarde, não era uma boa ideia. Fiz apenas um desenho com aparo, tinta da china e aguarelei-o. Um pouco à pressa pois o tempo voa quando desenho e não o consigo controlar. As dores desaparecem e só existo eu e o objecto da minha observação. Não há melhor ansiolítico no mundo!