Determinada a fazer mais um desenho nos mesmos locais por onde andou Roque Gameiro, fui mais 2 amigas no sábado, à Rua dos Remédios. Chovia bastante mas num intervalo ainda consegui fazer desenhos na Travessa dos Remédios. Ficamos decididas a voltar, tal é a quantidade de cantos e recantos para desenhar!
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Quinta do Ferro em Lisboa
Chovia a "cântaros" no dia em que fui à Quinta do Ferro! Choveu a manhã toda e meti-me no Museu Militar até à hora de almoço. Eu e mais 3 amigas, chegamos à Quinta do Ferro, perto da Feira da Ladra depois das 15h30 e de repente a chuva parou! Aproveitamos e começamos a desenhar. Não gostei do resultado e em casa resolvi repetir o mesmo desenho apenas em aguarela num papel mais adequado.
Rua do Arco de S. Mamede
Mais uma vez encontrei oportunidade de desenhar um local visitado e desenhado por Roque Gameiro! Fui até à Rua do Arco de S. Mamede e pela rua abaixo ambos os passeios estavam ocupados com carros. Vi um arco ao fundo da rua, desci para ver melhor e desenhei:
Depois, não satisfeita, passei o arco e voltei a desenhar:
Confesso que gostei mais deste lado.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Porto
Numa visita à Cidade do Porto desenhei a Torre dos Clérigos e a Igreja de S. Francisco. Desenhei ainda a Livraria Lello, a Igreja do Carmo e a Fonte dos Leões, para postar mais tarde.
Aprender aguarela
Num destes fins de semana estive num workshop de aguarela com o tema de paisagem. Já tinha umas noções básicas sobre esta técnica mas aprendi mais algumas. Aprendi a importância de controlar a secagem da água para obter determinados efeitos: muito húmido, meio seco e seco. a utilização em simultâneo de pincéis diferentes, a importância de um bom papel e de uma boa tinta de aguarela, a adequação do tipo de pincel para atingir um determinado efeito, etc.. A próxima sessão será para breve. Esta aprendizagem resultou bem, penso que é uma técnica, que ocupa pouco espaço físico e tem um equipamento leve e a emoção provocada pela sua bela transparência é única!
Subscrever:
Mensagens (Atom)