sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Palácio Quaresma - Alvito


O Palácio Quaresma, na Rua da Cruz de Santa Apolónia, foi o desenho que compensou nesse dia! Foi difícil desenhar o gradeamento sem esconder o edifício, mas creio que consegui.

Desenho a caneta pincel e aguarela.

Parque da Bela Vista

Surpreendente! Nunca o tinha visitado. Estava muito calor e tive pena de não ter feito mais desenhos. Procurava uma sombra e encontrei-a junto ao muro.


Calçada de Santa Catarina a Chelas - Quinta de Santa Catarina


Descobri este edifício enquanto procurava os locais por onde desenhar para Lisboa Oriental. Com um grupo de amigas, um pouco desiludidas com os edifícios que estavam na lista, quando quase desistíamos, no dia que escolhemos para desenharmos juntas, vi este estranho conjunto. Elas olharam e também viram o potencial. Então paramos e do lado oposto da rua, desenhei o que foi um palacete do Século XVIII, pesquisei mais tarde, construído por um português que terá enriquecido no Brasil. Existe pouca informação sobre este palacete, que foi cedido à Casa das Beiras pela Câmara Municipal de Lisboa, que o adquiriu no século XX. Agora está à espera, como muitos, de renovação, que se prevê muito cara.

Rua direita de Marvila - Convento de N Sra. da Conceição



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Experiência

Tenho fotos de duas senhoras que nunca conheci e com alguma idade: uma é minha bisavó e a outra a minha trisavó. Não são mãe e filha, não, mas ambas são do meu lado materno. Aumentei as fotos, coloquei uma folha de papel vegetal sobre cada uma e colocando ambos sobre uma janela para perceber melhor a imagem idosa à transparência, tentei rejuvenescê-las, enchendo um pouco os lábios, abrindo um pouco os olhos e subindo as sobrancelhas, arredondando o rosto e este foi o resultado: