domingo, 29 de janeiro de 2012

Cezanne e A menina do mar I

A semana passada foi de experiências que incluiram gravação em pacotes de leite e mais uma nova ilustração inspirada num pequeno excerto de uma história de Sophia de Mello Breyner Andresen, A menina do mar. A história sobre um menino solitário à beira-mar era tão bela que me apeteceu ilustrar tudo!E por isso fiz alguns pequenos esboços a lápis..

De seguida tentei ilustrar um a um e o primeiro foi a tinta da china, lápis e aguarela

"..Mas na maré vazia as rochas apareciam cobertas de limo, de búzios, de anémonas, de lapas, de algas e de ouriços. Havia poças de água, rios, caminhos, grutas, arcos, cascatas. Havia pedras de todas as cores e feitios, pequeninas e macias polidas pelas ondas. E a água do mar era transparente e fria..."

e depois comecei a desenhar a menina do mar e idealizei-a com pele de escamas, cabelos longos ondeados como o mar, mãos semelhantes a barbatanas e mais tarde acrescentei um rabo de peixe (devem ser assim as sereias) e tentei de novo a tinta da china e aguarela. Só que a tinta da china não era permanente e a tinta misturou-se um pouco com a aguarela. Esta imagem terei que tentar de novo pois ainda não me satisfaz.

"... o rapaz pousou na areia um copo cheio de vinho...a Menina do mar bebeu o vinho, ria-se e disse: É bom e é alegre."

Na aula estamos a experimentar com acrílicos e pasteis e mais à frente iremos tentar uma nova técnica: o scraperboard.

Ao mesmo tempo pediram-me uma pintura (um díptico) em cores cinza e escolhi um pormenor de uma paisagem de Cezanne:



e é tudo por agora..

1 comentário:

Anónimo disse...

A 2ª menina do mar está muito bem conseguida!